Defesa Civil de Manaus recebe nova liderança e planeja avanços para este ano

A Defesa Civil de Manaus inicia 2025 com mudanças importantes em sua gestão e planejamento estratégico. O titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Alberto Neto, apresentou, nesta terça-feira, 7/1, o coronel Agnelo Batista Lima Júnior como o novo secretário-executivo da Defesa Civil, destacando a prioridade que a administração municipal dará ao setor neste ano.

Segundo Alberto Neto, a nova gestão da Defesa Civil reflete o compromisso do prefeito David Almeida em fortalecer as políticas públicas de segurança e prevenção de desastres na capital.

“Hoje, estamos apresentando o coronel Lima Júnior, que é o novo secretário-executivo da Defesa Civil, um coronel da Polícia Militar com enorme experiência e que, com certeza, veio para somar a nossa Secretaria de Segurança. A Defesa Civil é uma vertente que está crescendo e vai crescer ainda mais”, afirmou o secretário.

Para o coronel Lima Júnior, o momento é de foco no período chuvoso, quando as demandas da Defesa Civil se tornam mais urgentes. Ele destacou a importância de ações não apenas corretivas, mas preventivas, além de um esforço conjunto entre poder público e sociedade.

“É muito importante estar assumindo a secretaria de proteção e defesa civil, porque é uma demanda do prefeito que vai ter prioridade neste ano. Sabemos da importância que tem, principalmente neste momento, o período chuvoso. Temos muitos problemas que vão ser trabalhados pela nossa equipe, com pessoas em campo, e não apenas resolvendo as situações, mas também atuando na prevenção e orientação. É fundamental saber onde está o problema, para que possamos trabalhar de forma preventiva. Essa responsabilidade não é só da prefeitura, mas também dos moradores que vivem em áreas de risco”, pontuou o novo secretário-executivo.

A nova gestão da Defesa Civil traça metas para reforçar as ações preventivas, com o mapeamento detalhado de áreas de risco, programas de conscientização e maior presença nas comunidades mais vulneráveis. Além disso, o planejamento inclui a modernização da estrutura e a ampliação das equipes de campo, fortalecendo a capacidade de resposta da Defesa Civil frente às emergências.

Com essas mudanças, a Prefeitura de Manaus espera consolidar a Defesa Civil como um pilar essencial da segurança e bem-estar da população, especialmente diante dos desafios naturais que a cidade enfrenta durante o período de chuvas.

Clima Agora

Não deixe de ler